IHRU e Município de Ródão asseguram arrendamento a custos acessíveis
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. (IHRU, I.P.) e o Município de Vila Velha de Ródão assinaram, a 30 de outubro, as escrituras públicas de constituição do direito de superfície das Casas da Rua de Santo António, em Vila Velha de Ródão, e das Casas de Fratel I, viabilizando assim a disponibilização de quatro fogos para arrendamento a custos acessíveis através do IHRU.
Vila Velha de Ródão é o primeiro município dos oito que integram a CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa a realizar as escrituras no âmbito do protocolo de cooperação “Projetos de Habitação a Custos Acessíveis da Beira Baixa”, estabelecido entre a CIMBB e o IHRU.
O objetivo do protocolo é a promoção de projetos de habitação a custos acessíveis na Beira Baixa, através da reabilitação ou construção de imóveis destinados ao arrendamento, no âmbito do investimento RE-C02-i05 – Parque público de habitação a custos acessíveis financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pela União Europeia, no qual constaram projetos de investimento dos municípios da CIMBB.
Na sequência desse protocolo, a autarquia celebrou dois acordos para a promoção conjunta dos investimentos nas Casas da Rua de Santo António e nas Casas de Fratel I, através da recuperação de quatro habitações de tipologia T3, com um investimento elegível de 572.405,57 €, financiado a 100% pelo PRR.
Fotos: Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão