IHRU Apresenta Plano de Ação para Reabilitação do Património. Mais de 5.800 habitações a reabilitar até 2028.
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. (IHRU) apresentou o “Plano de Reabilitação do Património” com o principal objetivo de melhorar o bem-estar e o nível de conforto dos moradores dos seus bairros e simultaneamente beneficiar toda a comunidade envolvente da requalificação do território urbano.
Foram também assinados protocolos com associações de moradores e câmara municipal de Guimarães, no sentido de dar início a um novo modelo de gestão destes bairros, que será replicado por todo o país.
A reabilitação do património do IHRU está em curso e até ao presente ano, já foram reabilitadas mais de 3.000 habitações. No ano de 2023 foram concluídas e estão em obra o correspondente a mais de 1.400 habitações e encontram-se ainda em projeto e em concurso para obra mais de 1.500 habitações.
Este plano de reabilitação vai entrar em 2024 numa segunda fase de implementação, de acordo com uma estratégia de priorização. Em primeiro lugar, avançará o processo de reabilitação de mais de 1.800 habitações de norte a sul do país. A seguir, ainda em 2024, serão iniciados os procedimentos para a intervenção em mais de 4.000 habitações, com prazos de execução até 2028.
As intervenções incidem na reabilitação da envolvente exterior e nas áreas comuns do edificado, tendo como principais objetivos: promover a eficiência energética e hídrica, melhorar o conforto acústico, reforçar o sistema estrutural, melhorar a acessibilidade das pessoas com mobilidade condicionada e renovar a imagem do edificado.
Enquadrado neste plano de requalificação do património, o IHRU celebrou então um protocolo com o Município de Guimarães e com as Associações de Moradores do Bairro de São Gonçalo e Bairro da Emboladoura, que visa o tal novo modelo de gestão dos bairros, assente na implementação de uma política de proximidade procurando estabelecer uma interação direta entre o instituto, os municípios, e as associações de moradores dos bairros. Com estes protocolos vai ser possível garantir a manutenção futura dos espaços exteriores, a manutenção e reparação ligeira dos espaços comuns, dos espaços ajardinados e a capacitação dos gestores de lote.
A cerimónia de apresentação decorreu no Teatro Jordão, em Guimarães, e contou com a presença do Presidente do Conselho Diretivo do IHRU, António Gil Leitão, da Vice-presidente do IHRU, Filipa Serpa, da Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, da Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, do Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança e dos Presidentes das associações de moradores dos bairros.