Comité sobre a Crise de Habitação na União Europeia inicia hoje funções

O Comité especial sobre a Crise de Habitação na União Europeia (HOUS), do Parlamento Europeu, inicia hoje o mandato de 12 meses.
O Comité sobre Habitação tem como objetivo entregar um relatório final com recomendações para a Comissão Europeia sobre como lidar com a crise de habitação na Europa. As suas responsabilidades incluirão a identificação das necessidades de habitação, a análise das políticas de habitação existentes em toda a UE e a contribuição para a implementação futura pela Comissão do plano europeu de habitação acessível e da estratégia europeia para a construção de habitação.
A presidente Irene Tinagli afirmou:
“Este comité especial foi criado para enfrentar uma crise de habitação que afeta milhões de cidadãos europeus. Nos próximos 12 meses, trabalharemos para desenvolver soluções concretas e inovadoras para esta questão urgente.
Vamos colaborar com as autoridades competentes, especialistas da indústria e representantes da sociedade civil, organizando audições e visitas no terreno para reunir as melhores práticas de toda a Europa. Contribuiremos para o desenvolvimento de estratégias europeias de longo prazo, como o Plano de Habitação Acessível e uma Estratégia de Habitação da UE.
A crise de habitação tem repercussões significativas na qualidade de vida dos cidadãos europeus, afetando a saúde, a coesão social e as oportunidades económicas. Por isso, estamos empenhados em garantir que todos tenham igual acesso à habitação, com especial atenção para os jovens, as pessoas com deficiência e os grupos vulneráveis.”
Criado em dezembro passado, é composto por 33 membros.
Fonte e foto: Parlamento Europeu