Exposição “Políticas de Habitação em Lisboa, da Monarquia à Democracia”
Abre ao público, no dia 3 de fevereiro, no Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, a exposição “Políticas de Habitação em Lisboa: da Monarquia à Democracia”.
Esta exposição apresenta os resultados urbanos das políticas habitacionais na cidade, destacando as diferenças práticas e conceptuais das várias políticas promulgadas nos últimos duzentos anos, em particular no que respeita a opções de arquitetura, morfologia, desenho urbano, destinatários e localização. Dá-se assim a conhecer a abundante experiência da capital no domínio habitacional e de como as intervenções promovidas por entidades públicas e semipúblicas contribuíram para a construção da paisagem urbana de Lisboa.
Para facilitar aos visitantes uma correta leitura temporal das políticas de habitação, a exposição encontra-se dividida por regimes políticos (Monarquia Constitucional, Primeira República, Ditadura Militar, Estado Novo e Portugal Democrático). Pretende-se, assim, criar um discurso com base em fotografias, plantas, mapas de distribuição e maquetes que potenciem a reflexão sobre a evolução das políticas de habitação na cidade.
Esta iniciativa é organizada pelo Arquivo Municipal de Lisboa e pela Câmara Municipal de Lisboa, e teve a colaboração institucional do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P..
Local: Museu de Lisboa, Palácio Pimenta, Pavilhão Preto
Exposição aberta ao público até 30/04/2023
Horário: terça-feira a domingo, das 10:00 às 18h00 (encerra às segundas-feiras)
Para mais informações consulte o Arquivo Municipal de Lisboa e o Museu de Lisboa.