Relatório “Megatendências 2050” antecipa os grandes desafios e oportunidades para Portugal

Foi publicado no passado dia 4 de junho, o relatório “Megatendências 2050 – O mundo em mudança: Impactos em Portugal”, elaborado pela REPLAN – Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública, rede que o IHRU I.P. integra em representação da área governativa das Infraestruturas e Habitação.
Este relatório, desenvolvido ao longo de dois anos, apresenta uma análise das nove megatendências que condicionarão o futuro de Portugal até 2050. Com ele visa esclarecer-se a ação presente à luz dos futuros possíveis e preferíveis, fornecendo pistas e contributos para as decisões estratégicas. É, por isso, uma ferramenta relevante para a construção de cenários e de uma visão sobre o que queremos que Portugal seja em 2050.
As nove megatendências identificadas foram i) Agravamento das alterações climáticas; ii) Pressão crescente sobre os recursos naturais; iii) Evoluções demográficas divergentes; iv) Um mundo mais urbano; v) Um mundo mais digital; vi) Aceleração do desenvolvimento tecnológico; vii) Diversificação e mudança dos modelos económicos; viii) Um mundo multipolar; ix) Novos desafios à democracia.
Um compromisso com o futuro
A participação do IHRU, I.P., através do Observatório da Habitação, do Arrendamento e da Reabilitação Urbana, neste exercício destaca-se nas megatendências que envolvem a problemática da habitação: Evoluções demográficas divergentes e Um mundo mais urbano.
A participação do IHRU reafirma o seu compromisso com a antecipação de desafios, contribuindo para um Portugal mais justo, coeso e resiliente em 2050.