angle-left null Vila do Conde inaugura complexo de habitação pública financiado pelo PRR
29 out 2024

 

Foram inaugurados em Vila do Conde os primeiros 42 fogos habitacionais do empreendimento de Freiras de Santa Clara (Vila do Conde) e uma Unidade Residencial em Vilar do Pinheiro com capacidade para 23 agregados familiares, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH), ao abrigo do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação - 1º Direito, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência e pela União Europeia.

Estes empreendimentos resultam da parceira com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, que esteve responsável pelo projeto, e representam um passo significativo na melhoria das condições de vida dos cidadãos e na promoção da inclusão social.

Para além destes 42 fogos habitacionais, estão em andamento mais 79 habitações, 36 das quais ficarão finalizadas no início do próximo ano, de acordo com informação da Câmara Municipal de Vila do Conde.

Num movimento pioneiro no país, a Câmara Municipal estabeleceu parcerias com entidades do terceiro setor, a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde e o Centro Paroquial Porfírio Alves, para a gestão dos fundos e dos projetos, permitindo agilizar os processos burocráticos, assim como os trabalhos no terreno.

A cerimónia contou com a presença de Vítor Costa, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde; o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, Rui Maia, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, a secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa e o presidente do conselho diretivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), Benjamim Pereira.

 

Fotos: Câmara Municipal de Vila do Conde