angle-left null Novos Policy Briefs Science4Policy destacam desafios e soluções na habitação em Portugal
20 abr 2026

Já se encontram publicados os Policy Briefs desenvolvidos no âmbito dos concursos Science4Policy – edições S4P-23 e S4P-24. Promovidos pelo PLANAPP e FCT, e financiados pelo PRR e União Europeia, através do mecanismo NextGenerationEU. 

As áreas governativas que integram a Replan - rede interministerial coordenada pelo PLANAPP, tiveram uma participação ativa na identificação de linhas de investigação, avaliação e seleção de candidaturas e na validação dos policy briefs.

Os projetos financiados visam a produção de evidência científica orientada para apoio à formulação e avaliação de políticas públicas, para responder a necessidades identificadas pelas áreas governativas.

No domínio da habitação, o IHRU, I.P. destaca os trabalhos:

Habit:AÇÃO: Identificação territorial da vulnerabilidade social e da habitação indigna: propõe metodologias de análise territorial que permitem identificar situações de maior vulnerabilidade social e condições habitacionais inadequadas, apoiando a definição de políticas mais direcionadas.

HOUSENOMICS: Procuras externas na habitação em Portugal: examina o impacto da procura internacional no mercado habitacional português, contribuindo para uma melhor compreensão das dinâmicas de preços e acessibilidade.

De referir que o IHRU, I.P., através do Observatório da Habitação, do Arrendamento e da Reabilitação Urbana (OHARU), esteve envolvido na análise, seleção e avaliação destes projetos finais.

A disponibilização destes Policy Briefs representa um contributo relevante para o aprofundamento do conhecimento sobre o setor da habitação em Portugal, reforçando a articulação entre a produção científica e a ação pública. 

Pode consultar os estudos aqui