Novo Comissário Europeu da Energia e Habitação defende mais financiamento do Fundo de Coesão
Dan Jørgensen, enquanto Comissário designado para a pasta da Energia e Habitação, esteve ontem perante os comités de Indústria, Pesquisa e Energia e Emprego e Assuntos Sociais do Parlamento Europeu, onde disse que começaria a trabalhar para adotar um Plano Europeu de Habitação Acessível, caso seja aprovado como Comissário.
O Comissário designado referiu que o plano incluirá: uma estratégia para a construção de habitação; uma plataforma pan-europeia de investimento em colaboração com o BEI; esforços para melhorar e requalificar os trabalhadores; e esforços para facilitar a partilha de conhecimentos e a assistência técnica às cidades e aos Estados-membros. Para além disso, a Comissão duplicará o financiamento no Fundo de Coesão para a habitação e reforma das ajudas de Estado, de forma a permitir melhorar as medidas de apoio à habitação social e à eficiência energética nos Estados-Membros.
Saiba mais:
Audiências de confirmação no Parlamento
Esta audiência decorre no âmbito do processo de seleção dos candidatos a Comissários. O Parlamento Europeu convida os Comissários designados a comparecerem perante as comissões competentes para audições de confirmação, a fim de verificar se são adequados para os cargos para os quais foram atribuídos.
Os deputados ao Parlamento Europeu procurarão avaliar nas audições de confirmação se os Comissários designados têm a independência, as competências e o compromisso europeu para servirem como membros da nova Comissão Europeia.
Nas audições de confirmação, que são transmitidas em direto, os Comissários indigitados apresentam os seus programas e respondem às perguntas orais dos eurodeputados.
Após as audições, os presidentes das comissões e os representantes dos grupos políticos avaliam os candidatos e elaboram as suas cartas de avaliação. Os Comissários designados poderão ser convidados a responder a mais perguntas escritas ou ser convidados para uma nova audição.
Uma vez encerradas as audições de confirmação, o Presidente da Comissão é convidado a apresentar o Colégio dos Comissários indigitados e o seu programa durante um debate em sessão plenária, após o qual o Parlamento Europeu vota o Colégio da Comissão no seu conjunto.
Fonte: Parlamento Europeu