angle-left null Figueira da Foz vê crescer a bom ritmo Parque Público de 60 habitações a renda acessível, com apoio do PRR e da União Europeia
13 fev 2025

 

No âmbito do acordo de colaboração celebrado entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. (IHRU, I.P), a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC) e o município da Figueira da Foz, já são visíveis no terreno o avanço das obras de construção e de reabilitação.

As empreitadas de reabilitação dos Blocos 1 e 2, localizados na Av. Dr. Joaquim de Carvalho, na freguesia de Buarcos e S. Julião, encontram-se a bom ritmo e irão permitir reabilitar 24 fogos de tipologia T1 a T3. Com um valor de investimento total de cerca de 2,8 milhões de euros, os trabalhos foram adjudicados à empresa Inovbuild. 

A construção do Bloco 3 (12 fogos), no mesmo local, foi iniciada em meados de janeiro passado. A obra, com um valor de investimento total superior a 1,8 milhões de euros, foi adjudicada à empresa Conway, Lda.

Já se encontram igualmente em curso, os trabalhos iniciais para a construção do Bloco 4, na Rua de Mortágua, na freguesia de Buarcos e S. Julião. Este investimento, de 3 milhões de euros, contempla 24 apartamentos de diferentes tipologias (4 T1; 12 T2; 8 T3), área de arrecadação e estacionamento coberto. A obra está a cargo da empresa Valeixa.

Estas três operações, promovidas pelo IHRU, I.P. e desenvolvidas pelo Município da Figueira da Foz, são financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e União Europeia (NextGeneration) e fazem parte do projeto de criação de um Parque Público de Habitação a custos acessíveis na Figueira da Foz, que prevê a disponibilização de 148 habitações, num investimento que ascende a cerca de 22,4 milhões de euros, a realizar até meados de 2026.

 

Foto: CM Figueira da Foz.